quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Cascavel

Falta de chuva: produtores de Cascavel terão de replantar quase 4 mil hectares com soja

19 Nov 20 - 17h42 Atualizado 19 Nov 20 - 17h43 Juliet Manfrin
Falta de chuva: produtores de Cascavel terão de replantar quase 4 mil hectares com soja

Apesar da chuva registrada nessa quarta-feira (18) na região, a condição de desenvolvimento das lavouras de soja é preocupante diante de uma estiagem e baixos volumes hídricos registrados há meses.

Um boletim com dados preliminares do Deral (Departamento de Economia Rural) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento indica que quase 4 mil hectares de soja já cultivados somente no município de Cascavel terão de ser replantados porque simplesmente não germinaram.

Isso representa algo próximo a 4% da área total destinada à oleaginosa no município que soma neste ano 102.350 hectares.

O déficit hídrico tem sido mais sentido nas lavouras no sentido Cascavel/Corbélia, onde está a maior parcela de áreas que terá de passar por uma nova semeadura.

Outro ponto que preocupa também é o desenvolvimento do cereal. Em torno de 5% das lavouras estão neste momento em germinação e o restante em desenvolvimento vegetativo. 

A má notícia vem dos modelos meteorológicos que indicam uma possível normalização de chuvas só a partir de fevereiro de 2021, período em que essas lavouras já teriam sido colhidas dando assim espaço às culturas de inverno.

Via: Redação/Juliet Manfrin - Foto: Aílton Santos


Envie sugestões de Pautas ou Fotos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.