sábado, 17 de abril de 2021

Cascavel

Modelos meteorológicos emitem alerta de temporais para todo o Sul do Brasil

02 Dec 20 - 09h17 Juliet Manfrin
Modelos meteorológicos emitem alerta de temporais para todo o Sul do Brasil

Via: Com informações de MetSul e Simepar - Foto: Aílton Santos

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para a possibilidade de chuva localmente forte a intensa e temporais isolados de vento e granizo durante a passagem de uma linha de instabilidade associada a um centro de baixa pressão por toda a região Sul do Brasil nesta quarta-feira (2). 

A linha de instabilidade está se formando durante esta manhã sobre as províncias argentinas de Corrientes e Misiones, avançando para o Rio Grande do Sul em seguida. No decorrer do dia, deverá progredir para Leste rapidamente e alcançar grande parte do Estado até a noite. 

A chuva e os temporais vão alcançar ainda Santa Catarina e o Paraná. Atingem o Oeste catarinense e o Sudoeste do Paraná já nesta quarta e o restante dos dois estados até essa quinta-feira.

Conforme a análise da MetSul, a chuva será muito irregular na passagem desta linha de instabilidade, mas cairá na esmagadora maioria dos municípios. Os volumes é que devem variar demais de um ponto para outro, até dentro de uma mesma região. Alguns pontos podem registrar acumulados próximos ou acima de 50 mm em menos de três horas, o que pode provocar alagamentos. 

Como a instabilidade avançará na forma de uma linha e em forma de arco, conforme as projeções de refletividade dos modelos numéricos, cresce muito o risco de vento forte a intenso, isoladamente até destrutivo. Ocorrências de granizo são prováveis, mas de forma localizada. 

Segundo o Simepar, em Cascavel o tempo começa a ficar instável nas próximas horas e as rajadas de vento podem chegar a 50 quilômetros por hora.

Ainda não há emissão de alertas de temporais pela Defesa Civil para o oeste do Paraná, mas o alerta foi lançado pelos principais modelos meteorológicos do País. Já os termômetros seguem nas alturas com máxima hoje em Cascavel que pode chegar aos 32ºC.


Envie sugestões de Pautas ou Fotos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.