segunda-feira, 17 de maio de 2021

Cotidiano

Confira dicas para manter seus cabelos saudáveis

06 Mar 21 - 19h13 Tainara Fantin
Confira dicas para manter seus cabelos saudáveis

Via: Fala! Universidades | Foto: Reprodução

Os cabelos são motivo de orgulho para toda mulher, sejam eles curtos, longos, cacheados ou lisos. Para mantê-los bonitos e saudáveis, os cuidados são inúmeros e é preciso prestar atenção nas pequenas atitudes que temos no dia a dia. Um cabelo saudável precisa de cuidados específicos. 

É preciso caprichar na hidratação e manter o corte em dia, entre outras coisas, além de manter uma boa alimentação para fortalecer os fios e prevenir a queda. No entanto, na correria do dia, é fácil cometer alguns erros que prejudicam a saúde capilar.

Sabia que até a temperatura da água ou mesmo a forma que você prende as madeixas pode interferir na saúde capilar? Confira algumas dicas para não cometer mais os erros e deixá-los brilhosos, bonitos e saudáveis.

cabelos

CUIDADOS COM OS CABELOS

EVITE BANHOS QUENTES

O banho quentinho pode ser irresistível com a queda da temperatura, mas a alta temperatura da água não faz bem para os cabelos. A água em alta temperatura promove um ressecamento dos fios, pois retira boa parte da umidade natural presente nas fibras capilares.

É importante lembrar que a água muito quente tende a favorecer o surgimento de caspas, causada pelo excesso de oleosidade e pode ressecar nossos fios e até mesmo prejudicar nosso couro cabeludo, podendo causar fungos e até mesmo futuras quedas.

CUIDE DO COURO CABELUDO

Muitas mulheres focam nos cuidados com os fios, mas esquecem que o couro cabeludo também precisa de atenção. É ele o responsável pelo saudável crescimento dos cabelos e higienizá-lo corretamente é fundamental!

O couro cabeludo quando exposto demais aos raios solares pode sofrer alguns danos, como queimaduras. Nunca deixe que isso aconteça, pois pode causar caspas, deixando o cabelo sujo e oleoso.

Massagear o couro cabeludo estimula a circulação sanguínea da região e, consequentemente, um crescimento saudável dos fios. Além disso, sempre aposte em produtos que higienizem o cabelo, sem danificá-lo, promovendo uma limpeza saudável.

PROTEÇÃO TÉRMICA

Apesar de apresentar alguns malefícios, para algumas mulheres, é quase impossível ficar sem o secador, chapinha ou modelador. Por isso, investir em produtos que tenham como principal função a proteção térmica é fundamental para garantir cabelos saudáveis. Além de proteger os fios do calor, ajuda a selar as cutículas, diminuindo o frizz, hidratando e garantindo mais brilho.

É importante secar os cabelos com cautela para não os queimar. É bom evitar também levar o secador muito perto da raiz, respeitando o limite de 15 centímetros da cabeça.

ALIMENTAÇÃO

Uma boa alimentação influencia bastante na saúde dos cabelos. Os alimentos ricos em vitamina A, B, B3, C, ferro, proteína, ômega 3, silício, zinco, cobre, magnésio, cálcio e ácido fólico, como cenoura, brócolis, laranja, morango, batata doce, agrião, peixe, ovos, oleaginosas, soja e feijão, são ótimas opções para manter os cabelos saudáveis e fortes.

Não esqueça que se alimentar bem e beber muita água é essencial, pois ela é responsável pela hidratação natural do organismo, que abastece também os seus cabelos, deixando-os macios e brilhosos.

HIDRATAÇÃO DOS CABELOS

Como os cabelos ficam expostos ao sol, frio e vento, é natural que acabem perdendo a água naturalmente presente nos fios. Então, é muito importante hidratar as madeixas regularmente. O mais recomendado é que cabelos secos sejam hidratados ao menos duas vezes por semana. Já os oleosos, devem ser hidratados apenas uma vez.

Óleos vegetais são a pedida certa quando o assunto é hidratação. O Óleo de Argan, por exemplo, é rico em Vitamina E. Esse tipo de óleo promove recuperação e fortalecimento dos fios, evitando a formação de pontas duplas, revitaliza o couro cabeludo, aumenta o brilho e reduz o frizz.

Já o Óleo de Ojon tem em sua composição uma alta quantidade de ácidos graxos insaturados com predominância do ômega 9, importante para a manutenção dos cabelos e do couro cabeludo.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE OS CABELOS

Se você acha que o problema em dormir de cabelo molhado é acordar com ele todo embolado no dia seguinte, você pode até estar certa, porém tem mais. Dormir com o cabelo molhado pode ocasionar a proliferação de fungos, que causam muita coceira e até queda de cabelo!

Você sabia que se preocupar em cuidar do couro cabeludo vai além de ter uma boa aparência? Sim, são os cuidados no cabelo que proporcionam uma maior autoestima e saúde vital.

Para uma melhor compreensão, é preciso saber que existem três camadas responsáveis pela saúde do cabelo: a cutícula, o córtex e a medula. E cada uma dessas camadas responde a uma respectiva funcionalidade. A cutícula é a camada mais externa e fica responsável pelo brilho, maciez, força e textura. O córtex fornece força ao eixo do cabelo, determinando a cor e textura. Já a medula, é a camada mais interna do cabelo, a qual determina a estrutura e força.

_____________________________
Fonte: Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco – Recife


Envie sugestões de Pautas ou Fotos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.