segunda-feira, 17 de maio de 2021

Empregos

Contratações temporárias disparam durante a pandemia

19 Mar 21 - 20h35 Juliet Manfrin
Contratações temporárias disparam durante a pandemia

Via: Assessoria - Foto: Divulgação

A pandemia fez o número de postos de trabalho temporários aumentar exponencialmente. Ao longo de 2020, foram geradas mais de 2 milhões de vagas temporárias no Brasil, segundo balanço da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), o que representa um aumento de 34,8% em relação a 2019, quando o setor registrou cerca de 1,5 milhão de oportunidades.

Outra boa notícia é que, no fim de 2020, a taxa de efetivações de colaboradores que ingressaram na empresa como temporários saltou para 22%, contra a média de 15%, registrada em anos passados.

Segundo a especialista no setor, Aliesh Costa, CEO da Carpediem RH, nesse ano de 2021, as oportunidades de trabalho para temporários vão continuar em alta, já que essas posições estão ligadas, hoje, à sobrevivência das empresas. “Em um momento de incertezas econômicas causadas pela covid-19, as organizações optam por estes trabalhadores para garantir maior economia e flexibilidade nos seus processos de gestão”, diz Aliesh.

“A dificuldade de se planejar é grande até mesmo no curto prazo, pois a pandemia está perdurando por mais tempo do que se havia previsto inicialmente. Isso contribui muito para a escolha por essa modalidade de contratação”, acrescenta ela.

Além de favorecer as empresas no cenário de instabilidade, o formato beneficia também os trabalhadores. “Eles têm a carteira assinada e usufruem de todos os direitos previstos na Lei nº 6.019/74 e Decreto nº 10.060/2019, que regulamentam o trabalho temporário”, explica Aliesh.

Veja, a seguir, mais vantagens dessa modalidade para os profissionais:

1) Turbina a carreira. Muitas vezes, vagas temporárias oferecem ao trabalhador a chance de conhecer uma nova atividade ou atuar em um setor diferente do que estava habituado. Isso significa desenvolvimento profissional, abertura de novas possibilidades e ganho de experiência, já que enriquece o currículo e o torna mais atraente para futuras contratações. Ou seja: para o profissional que se encontra em situação de desemprego, uma vaga temporária pode ser uma ótima estratégia para reingressar no mercado de trabalho. Por isso, ainda que a posição não seja exatamente na área do trabalhador, é importante avaliá-la para se manter ativo. Ao mostrar o seu trabalho, ele poderá encantar os empregadores e, com isso, poderão surgir outras posições.

2) Chance para uma contratação efetiva. É preciso oferecer máxima dedicação nos trabalhos temporários. Os gestores ficam atentos à atuação do profissional, avaliam seu engajamento com a empresa e com o time de trabalho. Esses aspectos não passam despercebidos e, em muitos casos, existem chances reais de que a oportunidade se transforme em uma vaga fixa, o que acontece após o colaborador apresentar alta performance.

3) Canal de networking. Vagas temporárias permitem que o trabalhador amplie sua rede de contatos. Que tal conhecer pessoas e estabelecer com elas boas relações, que podem, até mesmo, valer uma importante indicação daqui a algum tempo?

4) Ofertas o ano todo. Empregos temporários, normalmente, estão disponíveis a todo momento, tanto na indústria quanto no comércio, independente do cenário econômico do país.

5) Estimula habilidades. O trabalho temporário é excelente para a expansão do mindset. Além disso, proporciona conhecimentos que tornam o profissional mais preparado para se adaptar a novas oportunidades, ampliando suas possibilidades.

Sobre a fonte Aliesh Costa: psicóloga especializada em recursos humanos, é CEO da Carpediem RH, empresa com sede em São Paulo (SP), que oferece soluções completas em Recursos Humanos e celebra 10 anos de existência, com atuação em todo território nacional.  Entre os serviços oferecidos, destacam-se: recrutamento e seleção, gestão de contratos de terceirizados e temporários, programas de diversidade e projetos customizados para todas as áreas de RH.


Envie sugestões de Pautas ou Fotos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.