segunda-feira, 17 de maio de 2021

Educação

Cadernos de estudos abordam direito à educação

04 May 21 - 07h00 Izadóra Lemos
Cadernos de estudos abordam direito à educação

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, na última terça-feira, 20 de abril, o volume 4 da série Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. O material apresenta oito estudos que abordam os cenários do direito à educação no Brasil. 

A publicação é um esforço coletivo de pesquisadores do Instituto e de outras instituições nacionais. O objetivo é divulgar e disseminar a produção de estudos e pesquisas relacionados ao monitoramento dos planos de educação e à análise e avaliação de políticas públicas e programas educacionais. 

O volume 4 dos cadernos de estudos atende às determinações do artigo 5º da Lei n.º 13.005/2014, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE). A publicação fornece um conjunto de pesquisas relacionadas aos campos de estudos, com base nas metas do PNE e nas políticas públicas dele decorrentes.  


Estudos

Os textos da publicação possuem caráter autoral e contemplam trabalhos inéditos, com abordagens teóricas e metodológicas variadas, sob o formato de artigos e ensaios teóricos e/ou metodológicos. O primeiro cenário trata de temática relativa ao fomento à qualidade da educação básica, com o incremento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  

O segundo focaliza “O Encceja e a educação de jovens e adultos: uma análise do perfil dos participantes e dos motivos do abandono”; o terceiro estudo discute “As escolas com localização diferenciada e o direito à educação: um panorama (2007-2019)”; o quarto trabalho trata do “ICMS-educacional: simulação de alternativas para criação de incentivos fiscais à melhoria do desempenho escolar municipal”. 

O trabalho é seguido pelo “Impacto educacional do mecanismo de repartição da quota-parte do ICMS com os municípios do estado do Ceará”; “A expansão recente do ensino superior: cinco tendências de 1991 a 2020”; “A educação superior pública na modalidade a distância no Brasil: desafios e possibilidades”; e o oitavo cenário trata da “Educação profissional no Japão: configuração, desenvolvimento e sinalizações para o Brasil”.  


Novidade 

Em 2021, a coleção se transformou em série e recebeu ISSN (Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas), além de identificação digital para todos os seus artigos e para cada número, facilitando a busca em bases indexadas e nas citações. 


Via: Ministério da Educação


Envie sugestões de Pautas ou Fotos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.