segunda-feira, 21 de junho de 2021

Trânsito

Operações realizadas no fim de semana resultaram em menos poluição sonora para a população

10 May 21 - 14h12 Izadóra Lemos
Operações realizadas no fim de semana resultaram em menos poluição sonora para a população

Foto: Secom Cascavel

Foram realizadas na noite da última sexta-feira (7) e sábado (8), operações de trânsito pela Transitar, Polícia Militar, Guarda Municipal e Secretaria de Meio Ambiente, a fim de coibir infrações de trânsito e com foco na adulteração de equipamentos dos veículos, como por exemplo, nos escapamentos, que aumentam deliberadamente os ruídos emitidos pelo dispositivo.

O objetivo destas ações é manter a segurança na vias públicas, evitar excessos de condutores, principalmente no que se refere a evitar a condução de veículos por motoristas sob efeito de álcool, sem habilitação, poluição sonora ou, ainda, pelo abuso da velocidade e desrespeito às demais normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Os pontos de bloqueio das ações deste fim de semana estavam localizados nos endereços: Ruas Itália com a Roma, Rua Barão do Cerro Azul com Rua Vitoria, Rua Ipanema, 1680 e na Avenida Carlos Gomes, 1155.

“Devemos realizar fiscalizações habituais para medição de ruídos, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, considerando que, além do descumprimento das normas do CTB, há também a autuação por crime ambiental que é encaminhada para o Ministério Público para representação”, explica Simoni Soares, presidente da Transitar.


Resultados gerais das Operações Bloqueio – Dias 07 e 08 de maio

• 11 motocicletas recolhidas, destas, cinco foram notificadas pela Secretaria do Meio Ambiente por excederem o limite na pressão do som em decibéis emitido pelo escapamento irregular, aferido pelo decibelímetro;

• 03 carros recolhidos;

• 17 condutores sem habilitação/não habilitados;

• 01 usuário de entorpecentes - encaminhado ao fórum;

• 01 condutor encaminhado para o Fórum por Direção Perigosa;

• 01 condutor embriagado encaminhado para a 15ª SDP por crime de trânsito (sábado);

• 03 condutores autuados por transpôr bloqueio Policial;


 De acordo com o Crestani, que supervisionou a operação de sábado (08), os três condutores autuados por transpôr o bloqueio, duas motos e um carro, os veículos foram recolhidos ao pátio e o condutor do carro, por apresentar risco aos demais e estar em alta velocidade, foi encaminhado ao Fórum, por direção perigosa. “Essa infração é gravíssima, com suspensão do direito de dirigir, recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47”, reforça Crestani.

Segundo Simoni, as fiscalizações de trânsito deverão ser intensificadas, visando a segurança viária, a proteção dos usuários da via pública, pois a gravidade da conduta dos condutores observada no balanço do último fim de semana confirma que essas ações contribuem para o atingimento deste objetivo. “A participação da Polícia Militar, Guarda Municipal e Secretaria de Meio Ambiente são fundamentais para o resultado das operações”, reitera Simoni Soares.

Simoni também destaca o alto índice de condutores sem habilitação ou com CNH suspensa que são abordados nas blitze, risco assumido com esse tipo de comportamento pode ser comprovado com a quantidade de acidentes registrados entre pessoas inabilitadas, especialmente menores de idade. “Neste fim de semana foram 39% do total das notificações, mas chega a metade de todas as notificações realizadas nas nossas operações”.


Via: Secom Cascavel


Envie sugestões de Pautas ou Fotos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.