sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Cascavel

Com piora nos indicadores, Cascavel volta à pior matriz de risco para a covid-19

16 Sep 21 - 16h08 Juliet Manfrin
Com piora nos indicadores, Cascavel volta à pior matriz de risco para a covid-19

Foto: Secom Cascavel

A matriz de risco para a covid-19 em Cascavel voltou a ser a pior, a de cor roxa, segundo a matriz divulgada nesta quinta-feira (16) pela Secretaria Municipal de Saúde.

O chamado score resultou em 31 pontos e, portanto, com risco muito alto para a propagação da doença.

Isso se deu após aumento expressivos nos indicadores avaliados: como ocupação geral de leitos exclusivos, previsão de lotação, mortes e novos casos.

As medidas de distanciamento indicadas para essa matriz preveem restrição máxima.

Segundo a Sesau, comparando a matriz de risco desta semana com a semana anterior, percebe-se um aumento no eixo de capacidade de atendimento - indicador ocupação de leitos de UTI e também o indicador de previsão de esgotamento de leitos de UTI, acima dos 90%.

Os dados epidemiológicos para o cálculo da matriz de risco são extraídos da comparação entre a última semana epidemiológica com a antepenúltima semana, ou seja, um período de tempo de 14 dias. 

O número de reprodução em Cascavel está em 1,17 (0,99; 1,36), ou seja, 100 cascavelenses podem contaminar até 117 outras pessoas. 

O número de reprodução do Paraná está em 1,07 (1,02; 1,12);

A taxa de transmissão serve como uma estimativa de como a doença se espalha entre a população. Assim, quando esse número é menor ou igual a 1, espera-se queda no número de casos e quando maior que 1, espera-se um aumento no número de casos.

Vale dizer que a taxa de transmissão é um cálculo que depende de muitas variáveis, o índice de transmissão da covid-19 pode ajudar a ter uma noção de que direção a pandemia está seguindo, mas este dado deve ser sempre avaliado em conjunto com outros parâmetros.

Porém, segundo a Sesau, a matriz de risco não dever ser avaliada isoladamente.


Envie sugestões de Pautas ou Fotos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.