sábado, 02 de julho de 2022

Cascavel

Escola da Transparência é destaque no portal Nova Escola

03 May 22 - 08h34 Izadóra Lemos
Escola da Transparência é destaque no portal Nova Escola

Foto: Secom Cascavel

A Escola Municipal da Transparência, em Cascavel, foi destaque em matéria veiculada no portal Nova Escola, especializado em educação no Brasil.

A matéria com o título “Engajamento das famílias é essencial na recomposição de aprendizagens”, apontou que as ações de acolhimento desenvolvidas pela Escola da Transparência derrubaram muros invisíveis que ainda impactam a educação nesses mais de dois anos de pandemia do coronavírus.

A reportagem mostrou que os grupos de WhatsApp, que durante o período mais crítico da pandemia, quando as instituições de ensino ficaram fechadas, era a única forma de comunicação, mas mesmo após o retorno do ensino presencial, foram mantidos para manter a comunicação diária com as famílias.

Ao portal, a professora da turma de Infantil 5, Ana Paula Delgado Corrêa, contou que o aplicativo é o canal usado por pais e responsáveis parar tirar dúvidas sobre atividades e também por onde ela envia sugestões e pedidos. Ela relatou, ainda, que a grande maioria dos familiares é bastante participativa.

“Eles percebem o impacto da pandemia na aprendizagem das crianças, então fazem de tudo para superar as dificuldades. Fica evidente que as crianças cujas famílias participam menos possuem mais dificuldades”, diz a educadora.

Além dos grupos de WhatsApp, ela comenta que a aproximação com os familiares se dá no portão da escola e nas dinâmicas bimestrais, quando são organizadas apresentações e exposições de atividades das crianças. “São formas da família perceber esses avanços e também interagir.”

A secretária Marcia Baldini explica que a escola é responsável por estabelecer uma linha de diálogo com os familiares e apontar em quais aspectos eles podem auxiliar na recomposição das aprendizagens.

“Neste momento, é importante essa união da família e da escola. A escola vai trabalhar e vai pedir também o auxílio dos pais para que estejam mais atentos a essa criança, porque a gente sabe da importância do acompanhamento. É essencial que os pais se atentem a problemas emocionais decorrentes do período de pandemia e que acompanhem as atividades que vão para casa. Sozinha, a escola não consegue [fazer isso]. A escola tem um plano pedagógico e deve expor isso aos pais”, orienta.

Via: Secom Cascavel


Envie sugestões de Pautas ou Fotos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.