sábado, 17 de abril de 2021

Cascavel

Alunos da rede pública terão acesso a programação especial durante V Nipofest Cultural

04 Mar 20 - 22h23 Redação Portal 24h
Alunos da rede pública terão acesso a programação especial durante V Nipofest Cultural

Via: Assessoria Nipofest - Foto: Divulgação

Com o objetivo de apresentar aos alunos da rede pública a tradição e os valores da cultura japonesa (como disciplina, respeito e espírito de equipe), o V Nipofest Cultural, com o patrocínio da Itaipu Binacional, realiza uma verdadeira integração entre o evento e os alunos do sexto ano do Colégio Estadual Professor Victório Emanuel Abrozino.

Na programação, os associados da Associação Cultural e Esportiva de Cascavel, entidade que realiza o Nipofest, planejaram um projeto com 5 áreas estratégicas: educativa, socioambiental, cultural, esportiva e tecnológica. Cada área possui uma iniciativa específica, conduzida pelos associados da ACEC e, também, por parceiros, como o grupo de escoteiros Aldeia Verde e o Instituto Federal do Paraná.

“Fizemos a parceria com o Colégio Estadual Professor Victório Emanuel Abrozino e estruturamos um projeto completo. Já nesta semana, no último dia 03, a associada e professora do Colégio, Celina Arake e a Sensei Megumi, associada e professora de língua japonesa da ACEC, ministraram uma palestra para abordar a educação no Japão e a postura do aluno em sala de aula. Durante o evento, continuando a programação, oportunizaremos o acesso às oficinas da festa e às iniciativas de parceiros, como o IFPR, que irá levar a robótica para estas crianças”, explica o presidente da ACEC, Adriano Hoshi.

Após a palestra, que oportunizou o primeiro contato das crianças com a cultura e as tradições nipônicas, os alunos seguem em uma agenda exclusiva. No sábado, dia em que começa o V Nipofest, a partir das 8h a ACEC vai buscar os alunos no Colégio. A partir das 8h30, os associados vão fazer a recepção das crianças, com café da manhã, assinatura da lista de presença e retirada de crachás (com os nomes escritos em português e japonês). Entre 8h45 e 9h10, a atividade será com os escoteiros: no palco, haverá uma demonstração sobre responsabilidade socioambiental e coleta seletiva do lixo. Na sequência, a partir das 9h15, começam os rodízios de oficinas: divididos em diferentes grupos, os alunos participarão das oficinas de origami, kirigami, taiko e esportes japoneses.

Para finalizar o dia especial, os alunos irão passear pela estrutura do V Nipofest entre 11 e 11h30 e fecharão a programação com um delicioso yakisoba, servido como cortesia pela ACEC.

“Esse projeto é a concretização de um dos maiores objetivos do Nipofest, que é apresentar e difundir a cultura japonesa para a comunidade. A partir desta parceria inicial, queremos avançar e contemplar cada vez mais alunos e escolas no evento”, finaliza Hoshi.

Após o evento, os alunos se encontrarão com a professora Celina Arake, associada da ACEC, que irá conduzir uma atividade de fixação, descrevendo o que viram durante o V Nipofest e, assim, multiplicando o conhecimento adquirido. O festival da cultura japonesa é um evento que faz parte do calendário municipal de eventos e recebe apoio da Lei de Incentivo à Cultura por meio do Ministério da Cidadania.

Sobre o Nipofest

O Nipofest Cultural nasceu da união dos esforços da Associação Cultural e Esportiva de Cascavel (ACEC). Em 2020, será realizada a 5ª edição do evento, nos dias 07 e 08 de março, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. A entrada no V Nipofest não tem custo e durante os dois dias, os visitantes terão a chance de participar dos mais diversos atrativos. Os workshops e oficinas de origami, artes marciais e demais atividades serão oferecidos ao público em diversos horários, que serão divulgados no decorrer do evento e nas redes sociais (facebook.com/nipofest.cascavel e @nipofest no instagram).


Envie sugestões de Pautas ou Fotos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.